sábado, 5 de novembro de 2011

Cinismo ou Ceticismo

Cristovam Buarque, professor da UnB e senador pelo PDT-DF
Diversos repórteres descreveram a rebelião em Canudos. Mas foi Euclides da Cunha quem ficou na história, porque no lugar de apenas descrever as aparências entre o que parecia um Conselheiro insensato e Generais sensatos, mostrou o que havia por baixo das aparências: a disputa entre Cidade e Campo, Império e República, Moderno e Arcaico.
Cem anos depois, estamos repetindo a mesma forma superficial de fazer reportagens sem descrições mais profundas da sociologia da corrupção. As notícias giram em torno de denúncia dos fatos visíveis: vídeos, contratos, fotos e propinas. Ainda não surgiu o Euclides da Cunha da corrupção. Estamos vendo e descrevendo o superficial.
Por trás dos fatos de políticos roubando dinheiro público, está a realidade de uma sociedade acostumada a desprezar o que é público. A indignação contra a corrupção é um bom sinal de que o interesse público começa a nascer, mesmo assim muito discretamente, porque as causas mais profundas não são denunciadas. Como Canudos, há uma barreira protegendo a percepção das causas mais profundas.
Depois de séculos em que até o trabalhador era propriedade privada e de décadas de uma democracia servindo aos interesses de minorias, o interesse privado ainda prevalece sobre o público. Fica explicado - não justificado, obviamente - porque tantos se sentem no direito de vandalizar os bens públicos, como se destruir bens públicos não fosse uma forma de corrupção. Fica explicada também a aceitação de expressões como “isto não é roubo”, ou “rouba, mas faz”, ou "mas, e daí, se todos roubam", ou a mais moderna e cínica “rouba, mas é um dos nossos”, ou ainda "rouba, mas não é para si, é para a campanha".
Até há pouco tempo, pelo menos existiam partidos e militantes que repudiavam essas afirmações. A democracia cooptou-os, absorveu-os e os fez tolerantes, criando uma geração de céticos e cínicos, porque a realidade da primazia do privado é mais forte do que as idéias, os sonhos e a vontade dos que querem defender o público. Isso faz com que os jovens que há poucos meses estavam sendo pisoteados pelas patas de cavalos da polícia, ao manifestarem-se contra a corrupção, não compareçam e até repudiem as recentes manifestações pela ética. Pode ser por ingenuidade ou por convicção de que os fins justificam os meios, ou pode ser por cinismo até porque as ações não mostram fins diferentes do ponto de vista dos interesses do público e do longo prazo.
Esse desprezo pelo interesse público induz e permite uma tolerância com o roubo dos recursos públicos a ponto de, eufemisticamente, chamá-lo de corrupção, no lugar de roubo. A sociedade aceita como natural o uso do dinheiro público para obras desnecessárias ou que beneficiam apenas uma minoria. Felizmente, cobrar propina na construção de prédio público já começa a provocar indignação, mas fazer obra fara�?nica ou estádios ao lado de casas sem esgoto não escandaliza. A primazia do privado sobre o público, do indivíduo sobre a Nação, leva à "corrupção pelo vandalismo", à "corrupção nas prioridades" e à "corrupção do imediatismo", provoc ando o consumo de recursos que pertencem também às gerações futuras, como acontecerá com os royalties do petróleo, como se isto não fosse também uma corrupção.
É por isso que, nas palavras do professor Kurt Weyland, citado pelo jornalista Rudolfo Lago, no site Congresso em Foco: “O Brasil tem uma democracia estável, mas de baixa qualidade”. Porque a política não está comprometida com a causa pública. Felizmente, enquanto não surge um Euclides da Cunha, temos repórteres atuantes, desvendando segredos e descrevendo a realidade apenas nas aparências. Como os repórteres que foram a Canudos, os de hoje talvez tenham interesses e visão das minorias privilegiadas, viciadas no interesse particular da renda e do consumo privado, que impedem a visão das causas da corrupção que vão muito além do comportamento dos p olíticos imorais. A corrupção está na estrutura social, na qual o Estado pertence e existe para poucos.
Euclides da Cunha, além da genialidade literária, possuía uma habilidade sociológica que não dá para exigir de todos nós, nem dos nossos leitores que, provavelmente, não gostariam de tomar conhecimento de toda a verdade.
Mas dá para exigir que os militantes não sejam cínicos no presente, para que não sejam todos céticos quanto ao futuro.
Transcrito do Blog do Senador Cristovam Buarque
Publicado em 5 de novembro de 2011

25 comentários:

Amélia Almeida disse...

Estou inteiramente de acordo com o senador Cristovam Buarque sobre essa relação entre o cinismo no presente e o ceticismo em relação ao futuro. Preocupo-me principalmente pelos meus filhos, universitários, que já começam convivendo com tais aberrações.

Anônimo disse...

Perfeito.

Marilda Oliveira disse...

Prezado Porfírio.
Depois de séculos em que até o trabalhador era propriedade privada e de décadas de uma democracia servindo aos interesses de minorias, o interesse privado ainda prevalece sobre o público. Parabéns por lembrar Canudos de Euclides da Cunha.
Leia Porfírio, resumo sobre o dia em que o Brasil cidadão levantou a cabeça e o Brasil oficial cortou.
http://mudancaedivergencia.blogspot.com/2010/07/osherdeiros-dos-bandeirantes-paulistas.html
Saudações,

Francisco C. L. Pucci disse...

Meu prezado Porfírio:

Excelente artigo. Infelizmente quando falamos em estrutura social nos deparamos com contradições dificilmente sintetizáveis. Uma, que considero das mais difíceis, é a conciliação de “democracia” com “radicalidade”. Explico: os atuais partidos políticos se tornaram verdadeiras quadrilhas. Não escapa nem o velho PCdoB, assim como não escapou o PT. Eu acredito que uma hipótese viável para isso foi a necessidade de crescimento quantitativo desses partidos para se tornarem eleitoralmente viáveis. Estão aí os “acordos” com todas as “lideranças” corruptas para demonstrar isso.

Mas se a revolução leninista também já demonstrou sua ineficiência pedagógica das massas, qual o caminho?

Por falta de uma resposta, sou obrigado a ficar com a tese de “ir educando”, ao ritmo dos tempos.

Infelizmente.

Um abraço,
Francisco C. L. Pucci

Safrany disse...

Caro Francisco Pucci:
Educar, sempre, a começar de nós mesmos! A vida é dialética, em todos os quadrantes, portanto, nos deparamos com contradições e novos desafios a cada passo, assim é a realidade, sem começo nem fim.
Não se trata de eficácia leninista mais ou menos operante, há que se tirar as devidas lições em cada contexto e tempo. Ao tempo de Lênin, época conturbada de guerras e regime monárquico brutal repressivo czarista a ordem funcionou pela genial correta interpretação e ação leninista e de seus correligionários. O mesmo aconteceu com outros processos revolucionários, como os da China, Vietnã, Coréia, Cuba, etc.
Faltam-nos quadros verdadeiramente revolucionários e orgânicos que levem não só a educação revolucionária ao povo, em geral, sobretudo sendo SEMPRE, honesto, falando SEMPRE a verdade e nunca abdicando da crítica e autocrítica construtivas, sem ufanismos e, muito menos, sectarismos ou expontaneiísmos de qualquer índole. É preciso ter muita paciência com os trabalhadores, pois estes não recebem quase nenhuma educação de caráter crítico e holístico.
Como alguém já disse, creio que Paulo Freire, é preciso educar os educadores!
Organizar-se, unir-se e agir, além de interpretar corretamente a realidade com a ferramenta mais apropriada: o marxismo-leninismo.
E, que façamos a Revolução, não há outro caminho, sem desânimo nem desvios reformistas ou pragmáticos. Com o inimigo de classe não se concilia nem se lhe pode dar crédito algum, como sempre advertia o Comandante Chê!
"Hay que endurecer, sin perder la ternura, jamás!"!
"Hasta la victoria, siempre!"
Safrany

Salviano Machado disse...

Ao articulador do debate-Jornalista Pedro.
Sobre o parágrafo que me chamou atenção do artigo V.Sa.Senador da República-C.Buarque,em comento:
"O Brasil tem uma democracia estável,mas de baixa qualidade",esqueceu que a maioria dos seus componente(políticos),já foram indiciado,tantos por CPI como pelo MPF por vários processos.Alguns engavetado e outros para o arquivo-morto,ainda.A partir dai pressupõem a grande impunidade ocorrida entre as autoridades constituídas,como vários exemplos:.. o mensalão e correlatos.Queremos frizar ainda,o relato do nobre Senador e catedrático-Cristovam Buarque,do qual sou um admirador,pela sua honestidade e competencia cultural,sobre o desprezo público que os jovens(os idealistas),andam fazendo em prol dos atos nefastos de corrupção,que a cada dia surge no cenário político brasileiro.Ficando acossados em suas manifestações democráticas,criando como foi dito no debate em epígrafes; ...criando gerações de céticos e cínicos.
Já ouvir dizer de alguns eruditos,indignados e revoltados com o atual sistema governamental:
...viva a corrupção pública e desmereça na sargeta a moralidade,a honestidade, a étnica profissional e os bons costumes de uma sociedade plena e irrestrita.Para não contradizer as virtudes narradas.
Att.
Salviano.

Paulo Alberto Lima da Cruz disse...

O significado de retiscências (...) rebusca novas percepções ou a continuidade do texto. No caso deste "Cinismo ou Ceticismo" há de se avaliar o porquê de determinadas posições e de comportamentlos dos sujeitos envolvidos, mesmo que o texto os encarcere ou ocultem-nos. As atuais campanhas "moral e etica na realidade do Brasil" com certeza está em consonência aos "sujeitos ocultos" mui interessados, não na causa pública, mas nos seus interesses privados, que a produzem, estimulam e jogam pesados, a fim de condenar os governos populares e de esquerda que governam nosso País já pelo terceiro mandato, como se não bastasse o infindável período de dominação e poder logrados por essa matiz que só produziu misérias, concentração da riqueza e ignorância, está aí a Rede Globo, demais meios de comunicação e Federações de Empresários, dando voz e atiçando o povo e a juventude a se incorporar em tal campanha de moralização, como se algum dia tivessem feito ações em prol da sociedade brasileira, como se não tivessem sido os afiançadores de ditaduras e de toda espécie de atraso que atravancaram o desenvolvimento econômico e social do nosso País. Daqui a pouco, esses defensores do universo do Mercado e da Ganância, vão erigir a finada TFP (Tradição, Família e Propriedade) de nefasta lembrança, em nome da moralidade e da ética.

Talvez, caro Senador Cristóvão Buarque, seja por isto que a juventude e a sociedade brasileira não esteja caindo nessa, porque não querem ser massa de manobra para essas forças conservadoras, como muitas vezes ocorreu no passado.

Talvez, caro Senador, Vossa Excelência, de admirável verve política e expressão da inteligência brasileira, deva ser mais claro ou menos genérico, apontando as verdadeiras causas e os verdadeiros sujeitos da corrupção brasileira. Talvez assim, os jovens possam entendê-lo e efetivamente se levantar contra os verdadeiros inimigos da causa pública do Brasil; Contudo, nesse processo, essencialmente político, não cabe abstrações. Há de se falar, eapontar os sujeitos que fazem de tudo para continuarem ocultos, a bem da Verdade, como a exemplo dos defensores dos carrascos da ditadura que usam de tudo para evitar que a sociedade brasileira tenha direito de conhecer a Verdade de seu passado e de fazer justiça.

Saudações,

Paulo Alberto Lima da Cruz

Poeta Brizolista

Paulo Alberto Lima da Cruz disse...

O significado de retiscências (...) rebusca novas percepções ou a continuidade do texto. No caso deste "Cinismo ou Ceticismo" há de se avaliar o porquê de determinadas posições e de comportamentlos dos sujeitos envolvidos, mesmo que o texto os encarcere ou ocultem-nos. As atuais campanhas "moral e etica na realidade do Brasil" com certeza está em consonência aos "sujeitos ocultos" mui interessados, não na causa pública, mas nos seus interesses privados, que a produzem, estimulam e jogam pesados, a fim de condenar os governos populares e de esquerda que governam nosso País já pelo terceiro mandato, como se não bastasse o infindável período de dominação e poder logrados por essa matiz que só produziu misérias, concentração da riqueza e ignorância, está aí a Rede Globo, demais meios de comunicação e Federações de Empresários, dando voz e atiçando o povo e a juventude a se incorporar em tal campanha de moralização, como se algum dia tivessem feito ações em prol da sociedade brasileira, como se não tivessem sido os afiançadores de ditaduras e de toda espécie de atraso que atravancaram o desenvolvimento econômico e social do nosso País. Daqui a pouco, esses defensores do universo do Mercado e da Ganância, vão erigir a finada TFP (Tradição, Família e Propriedade) de nefasta lembrança, em nome da moralidade e da ética.

Talvez, caro Senador Cristóvão Buarque, seja por isto que a juventude e a sociedade brasileira não esteja caindo nessa, porque não querem ser massa de manobra para essas forças conservadoras, como muitas vezes ocorreu no passado.

Talvez, caro Senador, Vossa Excelência, de admirável verve política e expressão da inteligência brasileira, deva ser mais claro ou menos genérico, apontando as verdadeiras causas e os verdadeiros sujeitos da corrupção brasileira. Talvez assim, os jovens possam entendê-lo e efetivamente se levantar contra os verdadeiros inimigos da causa pública do Brasil; Contudo, nesse processo, essencialmente político, não cabe abstrações. Há de se falar, eapontar os sujeitos que fazem de tudo para continuarem ocultos, a bem da Verdade, como a exemplo dos defensores dos carrascos da ditadura que usam de tudo para evitar que a sociedade brasileira tenha direito de conhecer a Verdade de seu passado e de fazer justiça.

Saudações,

Paulo Alberto Lima da Cruz

Poeta Brizolista

Fernando Santa Rosa disse...

Muito bem. O nosso Senador é um dos pouquíssimos políticos em que podemos confiar. Sua matéria é irretocável. Ele não pode nominar os corruptos sem a devida prova. Penso que isso cabe a cada um de nós, observando e denunciando os corruptos de nosso Estado.

Franklin Ferreira Netto disse...

Sou um admirador do Senador Cristóvam Buarque. Em uma Convenção em Belo Horizonte, tive oportunidade de dizer-lhe que ele representava para nós a continuidade de Darcy Ribeiro. Àquele tempo eu ainda era filiado ao PDT(2006).
Lamento que hoje, aliado ao tema do cinismo e ceticismo, estou distante da credibilidade dos parlamentares por tudo o que tem sido discutido. Especificamente, perdi a confiança em todos os que aceitaram aquele reajuste escandaloso de 62% calados ou declaradamente. Os mesmos parlamentares negaram reajuste para a classe trabalhadora acima do que determinou a equipe econômica do governo.
Não sei qual a posição aberta do ilustre Senador.
Considero aquele reajuste também um roubo legalizado em causa própria pelos parlamentares, porque está saindo do povo, do erário público, o pagamento dos R$ 26.700,00 e todas as vantagens e mordomias que fazem cada um custar aproximadamente R$ 100.000,00 por mês ao contribuinte.
Confesso que me encontro entre os céticos. Entre os cínicos não!
E procuro sempre lembrar que o salário mínimo constitucional para atender às necessidades básicas do trabalhador e sua família tem de ser multiplicado por mais de quatro vezes o atual, imposto pelo Executivo e aprovado pelos parlamentares.
Pelo princípio da isonomia, governantes e governados têm que obedecer parâmetros para salários e vencimentos. Os mesmos índices de reajustes de uns têm que ser os de outros.
Vale a pena este debate ao menos para ver se a sociedade acorda, deixa um pouco de lado o futebol, para pensar e discutir os problemas básicos do Estado e do Povo; do privado e do público.
Franklin Ferreira Netto

Anônimo disse...

Além da roubalheira INTERNA, também, deve ser considerada a roubalheira EXTERNA (dos entreguistas: privatizações, juros das dívidas, leilões de petróleo, contrabando de minérios, vendas de terras, etc.), que é MUITÍSSIMO maior.....

Ou não ???

www.comitebolivarianosp.wordpress.com disse...

As observações do último comentário são bastante pertinentes. Só a título de juros/amortizações da chamada dívida consolidada da União, nos últimos 10 anos apenas, transferiu aos banqueiros e agiotas quantia superior a R$5 TRILHÕES, que evivalem a algo em torno de R$2 BILHÕES "POR DIA". Ademais das trocas desiguais, a que se referia Brizola, deve ir outro tanto, pagamento de royalties internacionais, patentes, remessa de "lucros" (suor e sangue dos trabalhadores), contrabando de madeira, ouro, pedras preciosas, o nióbio de que somos praticamente os únicos detentores, "vendido" a preço de palha (banana anda cara!), commodities minerais que podem carregar outras preciosidades (quem fiscaliza?), contabilidade financeira em geral (quem fiscaliza?), superfaturamento de obras (pontes e viadutos aqui, custam 8 vezes mais que na China e demoram outro tanto a mais) e muitíssimo mais que nem sabemos.
Quem recebe R$70 por mês (sic!) é considerado fora da zona de miséria... É um deboche, ou não?! Além, é claro,da privataria demo-tucana (não entendi por que o senador Cristóvam Buarque votou no tucano Alckmin para presidente em 2006, conforme ele mesmo declarou) e os crimes de bancos como o Banestado e muitos outros.

Regattieri disse...

não cabe em nenhum projeto derrubar o viaduto fundamental ao transito do rio. não sei o que fazer. voce deu uma otima idei, so se todos nos levar-mos toda a população para tomar posse da referida via que liga todo rio de janeiro. regattieri

Luiz dos Santos disse...

Parece-me que paira sobre nossos alcáides o fantasma do Pref. Pereira Passos, mas soprando má idéias, só de brincadeira, pois além da Cidade da Música ( milhões parado$ em algum bol$o), existe essa infeliz idéia de demolir a Perimetral, bolada pelos caras que andam de automóvel público com motorista público ou- quando não estão no exterior às nossas custas - se deslocam de helicopteros. Já fizeram algum estudo com a COPPE e o Clube de Engenharia ? Por quê não duplicar por cima a Av. Brasil ? Não $e ga$taria tanto, mas em compensação talvez não interesse revitalizar com prédios nababescos a Av. Brasil...

Anônimo disse...

patagonia outlet
prada handbags
nike store
miu miu handbags
cheap ugg boots
nike shox
cheap uggs
north face jackets
nike air max 2013
jimmy choo outlet
clarks shoes
ugg boots uk
babyliss flat iron
celine handbags
jordan retro 11
mcm bags
fit flops shoes
uggs outlet
nike shoes
louis vuitton black friday
salvatore ferragamo shoes
ugg boots sale
furla handbags
nike store
isabel marant sneakers
uggs on sale
lebron james shoes
cheap ugg boots
louis vuitton outlet
nike black friday

Anônimo disse...

ugg black friday
tods outlet
genuine ugg boots
clarks shoes outlet
ugg boots on sale
parajumper outlet
ugg boots cheap
cheap ugg boots uk
uggs outlet online
barbour uk
womens ugg boots
babyliss flat iron
cheap uggs
cheap uggs
ugg boots uk
ugg boots for women
ugg sale
kd 6
isabel marant sneakers
canada goose jackets
genuine ugg boots
ugg sale
ugg boots for kids
cheap ugg boots
uggs sale
patagonia outlet
north face outlet store
kd 6
ugg outlet online
discount ugg boots
cheap nike basketball shoes
uggs on sale
uggs sale
uggs on sale
air max 2013

Unknown disse...

Qifan0713
north face jackets
true religion sale
nike air max uk
nike trainers,nike trainers uk,cheap nike trainers,nike shoes uk,cheap nike shoes uk
the north face uk
lebron shoes
robert griffin jersey,joe theismann jersey,andre roberts jersey,sonny jurgensen jersey,art monk jersey,bashaud breeland jersey,barry cofield jersey,perry riley jersey,e.j. biggers jersey,duke ihenacho jersey,josh morgan jersey
air jordan shoes
mulberry uk
coach outlet store
canada goose sale
real madrid football shirts
soccer shoes
toms shoes
saints jerseys
barcelona soccer jersey
chicago blackhawks jersey
kobe 9
miami dolphins jerseys
ralph lauren,ralph lauren uk,ralph lauren outlet,ralph lauren outlet online,polo ralph lauren outlet,ralph lauren polo
nike free 5.0
juicy couture outlet
oakley sunglasses
lebron 12 shoes
rolex watches uk
the north face jackets
ugg boots
arthur jones jersey,deonte thompson jersey,courtney upshaw jersey,timmy jernigan jersey,jeromy miles jersey,haloti ngata jersey,joe flacco jersey,steve smith sr jersey
lance briggs jersey,martellus bennett jersey,jay cutler jersey,sylvester williams jersey
juicy couture sale

mmjiaxin disse...

san antonio spurs
nike air max
nike air huarache
moncler outlet store
ugg boots
coach outlet store
michael kors handbags
michael kors handbags clearance
cheap ugg boots
kobe 9
fitflop sale
christian louboutin,louboutin,louboutin outlet,louboutin outlet italia,scarpe louboutin
new orleans saints
louis vuitton bags cheap
michael kors uk
pandora outlet
wedding dresses uk
beats by dre
ralph lauren outlet
canada goose outlet
mm1111

chenlina disse...

chenlina20151204
ray ban sunglasses outlet
coach factory outlet
louis vuitton outlet
pandora jewelry
jordan 11s
christian louboutin shoes
louis vuitton
ugg boots
cheap uggs
ray bans
ray ban sunglasses outlet
the north face outlet
ugg boots for women
ugg boots
louis vuitton handbags
coach outlet online
oakley outlet
the north face outlet
adidas superstars
louis vuitton outlet online
michael kors outlet online
toms wedges
cheap ray ban sunglasses
oakley sunglasses
nike air max
ugg sale
ugg australia
the north face uk
canada goose jackets
replica watches
oakley sunglasses
cheap oakley sunglasses
hollister uk
canada goose outlet
michael kors outlet
uggs on sale
louboutin pas cher
cheap oakley sunglasses
michael kors outlet
nike roshe run women
as

chenlina disse...

chenlina20151204
ray ban sunglasses outlet
coach factory outlet
louis vuitton outlet
pandora jewelry
jordan 11s
christian louboutin shoes
louis vuitton
ugg boots
cheap uggs
ray bans
ray ban sunglasses outlet
the north face outlet
ugg boots for women
ugg boots
louis vuitton handbags
coach outlet online
oakley outlet
the north face outlet
adidas superstars
louis vuitton outlet online
michael kors outlet online
toms wedges
cheap ray ban sunglasses
oakley sunglasses
nike air max
ugg sale
ugg australia
the north face uk
canada goose jackets
replica watches
oakley sunglasses
cheap oakley sunglasses
hollister uk
canada goose outlet
michael kors outlet
uggs on sale
louboutin pas cher
cheap oakley sunglasses
michael kors outlet
nike roshe run women
as

Anônimo disse...

nike free, mulberry, ray ban pas cher, new balance pas cher, hogan, converse pas cher, hollister, ralph lauren pas cher, coach outlet, michael kors, lacoste pas cher, true religion jeans, sac longchamp, north face, michael kors, hermes, nike trainers, true religion jeans, nike roshe, burberry, timberland, nike roshe run, nike blazer, true religion outlet, nike air max, vanessa bruno, louboutin pas cher, hollister pas cher, nike free run uk, longchamp pas cher, replica handbags, air max, lululemon, oakley pas cher, michael kors, coach outlet, ralph lauren uk, true religion jeans, nike air max, vans pas cher, tn pas cher, north face, sac guess, air jordan pas cher, coach purses, michael kors, ray ban uk, nike air max, air force, abercrombie and fitch, nike huarache

Anônimo disse...

ugg boots uk, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler, ugg,uggs,uggs canada, moncler, moncler, louis vuitton, canada goose outlet, hollister, louis vuitton, moncler, barbour, moncler, sac louis vuitton pas cher, ugg pas cher, karen millen, louis vuitton, lancel, bottes ugg, canada goose, canada goose uk, gucci, replica watches, juicy couture outlet, wedding dresses, coach outlet, montre pas cher, pandora charms, louis vuitton, converse outlet, moncler, links of london, barbour jackets, thomas sabo, toms shoes, canada goose, pandora jewelry, swarovski, pandora charms, marc jacobs, canada goose, moncler outlet, supra shoes, juicy couture outlet, doudoune canada goose, moncler, swarovski crystal, canada goose outlet, canada goose, ray ban, pandora jewelry
ninest123 16.03

xumeiqing disse...

20160728meiqing
michael kors handbags
supra for sale
coach outlet store
michael kors outlet
bottega veneta outlet
kobe shoes
canada goose jackets
polo ralph lauren outlet
jimmy choo shoes
nike air force 1
canada goose
louis vuitton outlet
adidas pure boost
coach outlet online
michael kors outlet clearance
nike air max sale
fitflops
air jordan uk
true religion outlet
discount ray ban sunglasses
longchamp uk
hermes belt
chi flat iron
abercrombie and fitch outlet
canada goose outlet
louboutin uk
michael kors handbags
ghd flat iron
nike cortez
yeezy boost
jimmy choo outlet
adidas nmd
the north face
michael kors handbags
polo ralph lauren
reebok uk
cheap nhl jerseys

Unknown disse...

michael kors clearance
michael kors outlet
uggs on sale
ugg outlet
mulberry handbags
ray-ban sunglasses
nike free 5
nike outlet
versace sunglasses
michael kors outlet store
chanyuan0929

raybanoutlet001 disse...

ecco shoes
michael kors outlet store
nike trainers
michael kors outlet
cheap basketball shoes
cheap michael kors handbags
michael kors outlet
michael kors outlet clearance
air jordan uk
cheap nike shoes sale