quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Introdução ao caos no trânsito do Rio:Veja a matéria de hoje do GLOBO e nosso alerta publicado em janeiro

O GLOBO documenta o caos nas obras do Porto antes mesmo de demolirem a perimetral

Desde as mudanças no tráfego feitas para obras na Zona Portuária, o nó nos principais acessos à cidade tem estado cada vez mais atado . Duas semanas depois das principais alterações, como o fechamento da alça do Elevado da Perimetral para a Praça Mauá, as operações da prefeitura para tentar minimizar a confusão surtem pouco efeito. Para piorar, o congestionamento na segunda-feira ganhou mais um vilão: uma roda que se desprendeu de um ônibus na Ponte Rio-Niterói, sentido Rio, causando reflexos em toda a cidade de Niterói e até em São Gonçalo.
Com vias fechadas no Porto, o trânsito tem parado numa espécie de efeito dominó. As imediações da Rodoviária Novo Rio têm sido o grande gargalo diário. Ali convergem veículos vindos dos principais acessos ao Rio, como a Avenida Brasil e a Ponte. Na segunda-feira, passar por ali foi um teste de paciência. E os congestionamentos se estenderam além do horário do rush. Às 11h, ainda estava tudo parado.
Qualquer que fosse a direção, havia filas de carros parados, seja na Perimetral, seja nas avenidas Rodrigues Alves e Francisco Bicalho, sem que os operadores de trânsito conseguissem dar fluidez ao trânsito. Uma situação que tem se tornado corriqueira, dizem motoristas e passageiros de ônibus.
" Perco quase três horas no congestionamento para chegar ao trabalho "

- De Caxias ao Centro, o transtorno já começa na Avenida Brasil ou na Linha Vermelha, e fica pior perto da Rodoviária Novo Rio. Perco quase três horas no congestionamento para chegar ao trabalho - disse o administrador Victor Santos.
Tempo de travessia da Ponte dobrou No meio do caos, da Brasil à Presidente Vargas, operadores de tráfego da CET-Rio atuavam em três pontos: em frente à Novo Rio, próximo à Leopoldina e na alça da pista central para a lateral da Presidente Vargas, perto do prédio dos Correios.
Na Ponte Rio-Niterói, os reflexos das obras na Zona Portuária já quase dobraram o tempo de travessia no sentido Rio pela manhã. De acordo com Rodolfo Borrel, gestor de atendimento da concessionária que administra a via, antes das intervenções no Porto, o motorista levava de 15 a 17 minutos para ir de Niterói ao Rio, das 8h às 11h. Agora, no mesmo horário, o tempo varia de 27 a 32 minutos:
- Por conta das obras, o horário do rush da manhã na Ponte tem se estendido muito além do normal, com retenções até meio-dia. As saídas da via para o Elevado do Gasômetro e a Novo Rio têm ficado com trânsito muito lento quase diariamente. Isso se reflete até o Centro de Niterói.
De acordo com Borrel, o que a concessionária pode fazer é aumentar o número de reboques e funcionários na Ponte, para liberar as pistas mais rápido no caso de um acidente ou veículo enguiçar. Na segunda-feira, no entanto, até o socorro da concessionária teve dificuldades para chegar ao ponto onde um ônibus da Viação Fagundes perdeu a roda traseira, na descida do vão central, sentido Rio.
O problema ocorreu às 6h40m e, segundo a CCR Ponte, às 7h30m o coletivo já havia sido rebocado para a base operacional da concessionária. Mas a pista sentido Rio chegou a ser totalmente interditada ao tráfego por cinco minutos para a manobra do reboque - o suficiente para que o fluxo só se normalizasse no fim da manhã.
O engarrafamento chegou ao Jardim Catarina, em São Gonçalo, e a São Francisco, em Niterói, onde muitos passageiros de ônibus abandonaram os coletivos e seguiram a pé.
A universitária Bárbara Oliveira, de 19 anos, contou que levou duas horas para fazer o trajeto entre São Gonçalo e Icaraí.
- Faço esse percurso em no máximo 30 minutos. Cheguei a desligar o carro. E as rotas alternativas estavam congestionadas.
No início da tarde, mais problemas: um táxi pegou fogo na Avenida Brasil, sentido Centro, na altura de Bonsucesso , causando um grande congestionamento.
No Rio, a CET-Rio afirmou que será reforçada a operação de trânsito na chegada à cidade. Segundo o órgão, o fechamento da alça da Perimetral para a Rodrigues Alves acarretou a transferência de veículos para o trecho final da Avenida Brasil, perto da Novo Rio, área que já apresentava problemas. A situação, de acordo com a CET-Rio, agravou-se devido à intensificação das operações no Porto, com aumento progressivo do número de carretas no acesso ao portão da Avenida Rio de Janeiro.
Segundo o órgão, a área é operada pela Concessionária Porto Novo, com reforço de pessoal da CET-Rio e da Guarda Municipal. Até então, 40 homens, oito motocicletas e sete reboques atuavam na região, monitorada por 26 câmeras. Desde segunda-feira, mais oito homens da CET-Rio estão atuando na área.
Na quinta-feira passada, o prefeito Eduardo Paes admitiu que os engarrafamentos diários na região do Porto devem durar até cinco anos , prazo de execução das obras de reestruturação viária da região.
- Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos - disse na ocasião.
" Tem muitas melhorias acontecendo. As pessoas precisam ter compreensão "

Procurado na segunda-feira, o prefeito não comentou o assunto. Na sexta-feira, no entanto, após os engarrafamentos terem chegado à praça do pedágio da Ponte, ele repetiu o ditado dos ovos e da omelete, dizendo que estavam sendo tomadas medidas, como o aumento do número de operadores de trânsito na cidade:
- Tem muitas melhorias acontecendo. As pessoas precisam ter compreensão - afirmou.
Uma caminhada e menos 250 calorias Após o início das obras do Porto, atravessar duas das vias mais importantes da cidade de carro pode demorar mais do que cruzá-las a pé. Na segunda-feira, por volta das 9h, para percorrer de automóvel um trecho de 3,6 quilômetros da saída da Avenida Brasil até a Praça Onze, passando pelas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, uma equipe do GLOBO demorou 33 minutos. A velocidade média foi de 6,5km/h, o que um adulto de estatura mediana pode desenvolver numa simples caminhada moderada e ainda perder 250 calorias, de acordo com o personal trainer João Paulo Costa da Silva, da Academia Evidence da Tijuca.
Deixar o carro em casa é a principal recomendação do especialista em trânsito José de Oliveira Guerra, do Departamento de Engenharia de Transportes da Uerj. Segundo ele, o transporte público é a melhor alternativa neste momento de intervenções viárias. Ele ressalta que operações de trânsito, com agentes nos principais gargalos e possíveis alterações em sinais, devem ser feitas:
- As obras de infraestrutura são importantes para a cidade, e a população precisa buscar alternativas enquanto isso, como o metrô, o trem, as barcas e os ônibus, todos meios de transporte que chegam ao Centro, mesmo que às vezes os serviços não sejam prestados da maneira mais.
 

5 comentários:

Anônimo disse...

um dos motivos do prefeito para demolir a perimetral segundo eu escutei dele numa entrevista e que a perimetral e feia e impede a visao da baia , mas se ele deixar os galpoes do porto que tem a mesma altura da perimetral o povo que ira la nao poder ver a baia , assim como uma adolescente que quis ir ao aterro que e uma area pronta e bonita a qual a prefeitura nao da seguranca nem cuida esta menina a dois anos atras atravessou apista do aterro porqu tinha medo de ser assaltado no tunel por baixo da pista do aterro foi atropelada e morta gostaria de saber se o cuidado que ele vai dar ao porto maravilha e o mesmo que ele da ao aterro abandonado

Anônimo disse...

essa revitalizacao do porto e a cidade da musica do dudu paes ele e seus amigos emreiteros vao ganhar muito dinheiro ,ele nao vai de carro ao centro

Guina Araújo Ramos disse...

Concordo plenamente: a substituição do elevado por um túnel é um desperdício!
E emendar com o Mergulhão da Praça XV, pior ainda!
Sim, mas, e além disso, como será o transporte coletivo no “Porto Maravilha”, com suas dezenas de prédios “de até 50 andares”?
Pelas vias expressas?... De ônibus? De táxi? De carro particular?...
Está tudo errado!...
O que precisa passar pelo Porto e pelo Mergulhão da Praça XV é o Metrô!
Veja como em http://rioguina.blogspot.com/2011/11/o-que-precisa-passar-pelo-mergulhao-da.html

Anônimo disse...

nike free, mulberry, ray ban pas cher, new balance pas cher, hogan, converse pas cher, hollister, ralph lauren pas cher, coach outlet, michael kors, lacoste pas cher, true religion jeans, sac longchamp, north face, michael kors, hermes, nike trainers, true religion jeans, nike roshe, burberry, timberland, nike roshe run, nike blazer, true religion outlet, nike air max, vanessa bruno, louboutin pas cher, hollister pas cher, nike free run uk, longchamp pas cher, replica handbags, air max, lululemon, oakley pas cher, michael kors, coach outlet, ralph lauren uk, true religion jeans, nike air max, vans pas cher, tn pas cher, north face, sac guess, air jordan pas cher, coach purses, michael kors, ray ban uk, nike air max, air force, abercrombie and fitch, nike huarache

fangyaoting disse...

fangyanting20160913
longchamp outlet
mizuno running shoes
nike soccer shoes
michael kors uk outlet
ferragamo shoes
longchamp outlet
coach outlet
basketball shoes,basketball sneakers,lebron james shoes,sports shoes,kobe bryant shoes,kobe sneakers,nike basketball shoes,running shoes,mens sport shoes,nike shoes
air max 90
fitflops sale
ray-ban sunglasses
nike free 5
cheap uggs
cheap jordans
canada goose
canada goose outlet
air jordan shoes for sale
michael kors handbags outlet
oakley sunglasses
omega watches
north face jacket
versace sunglasses
ray ban sunglasses
fitflops uk
mont blanc pens
ugg outlet
rolex orologi
hollister sale
nike roshe run
coach outlet store