domingo, 18 de dezembro de 2011

Quem do “feio” se serve bonito lhe parece

Sem o elevado, perderemos a vista do mar, vedada pelos armazéns do cais, e de prédios históricos


“As construtoras precisam trabalhar e faturar, bem como as fornecedoras, um mundão de interesses corporativos... e o prefeito precisa seguir sua carreira política”.
Professor Jesus Araújo
Pois eu acho que é o elevado que permite desfrutar de uma vista tão bela do mar e de parte de nossa história


Alguém aí deve estar me achando um “maníaco obsessivo sob quixotescos impulsos de tendências febris e atrações doentias por causas perdidas  e/ou de ínfimo apelo motivacional".
Não é para menos:
  1. A Europa Ocidental e capitalista se decompõe perigosamente no rotundo fracasso do seu projetão “unificador” e eu não arrisco um pala sobre o desdobramento dessa abismática derrapagem;
  2. A Europa Oriental vê começar a ruir seu bem urdido projetão conservador, com a explícita demonstração de “arrependimento” do povo russo, expresso nas urnas que uma fraude grotesca tenta abafar, e eu não me manifesto com a análise devida ante esse novo e inesperado imbróglio de desdobramentos imprevisíveis, mas excitantes e de repercussão  abrangente;
  3. Os Estados Unidos revelam a perda de sua identidade e de seus valores tidos e havidos como luminares, em meio a manifestações de rua de conteúdo insólito e desmistificador, numa débâcle que frustrou o mundo inteiro ante o estelionato de um simbolismo enfeitado de esperanças na pessoa de um “pobre coitado” sem estatura para encarar o sistema tirano, e eu deixo passar a oportunidade de dizer duas ou três palavras sobre essa decadência irreversível;
  4. O Brasil inteiro repudia a insídia de uma meia dúzia de entreguistas, mercenários, golpistas, numa ardilosa conspiração para imobilizar um governo que tenta segurar o prumo, acuando-o com os surrados expedientes das mal elaboradas fábricas de escândalos, numa sórdida tentativa de levá-lo para o mau caminho do solerte neoliberalismo, e eu suspendo minhas catilinárias, deixando que empanturrem de mentiradas muitas pessoas bem intencionadas, numa venenosa cortina de fumaça.

No entanto, estou convencido pela modesta sabedoria dos quase setenta anos que reprisar essa indignação é um sagrado dever de ofício, ainda que poucos se motivem para a discussão de uma precipitação sem volta, que deixa de considerar a estratégica importância de uma via, arbitrariamente condenada de supetão à demolição insana, como se um projeto pontual mirabolante, de possibilidades controversas, fosse mais importante do que a mais útil das veias do trânsito urbano.
 Poucas pessoas, talvez. Ou talvez muitas no cárcere de um silêncio abstêmio. Porque, pelos comentários recebidos, pelo calor de quem energiza nosso clamor, não estou sendo tão utópico em aspirar adesões dos que ainda colocam os interesses da cidade acima dos seus próprios e conseguem ver o que  influentes próceres temporais insistem em ignorar.


No lugar do elevado um monumento à burrice


Tantas coisas parecem ainda mais prioritárias e eu insisto, quase solitariamente, em chamar o que resta de vida inteligente neste país – principalmente neste Estado do Rio de Janeiro – para juntar-se a uma causa sobre a qual quase não se fala, porque a sobreposição da mistificação, dos artifícios e das ilusões esconde a verdadeira motivação e a inevitável catástrofe que o arbítrio manhoso engendra, tendo como argumento tão somente a torpe alegação do “desmonte ao feio” numa cidade em que o indecoroso mesmo é escondido a sete chaves pelos alcoviteiros de interesses espúrios revestidos de falsos brilhantes.
Pincei, a propósito, algumas opiniões, tanto no âmbito acadêmico da UERJ, onde a reflexão foi puxada pelo professor Weber Figueiredo, como em outras áreas, sem falar nas cartas de leitores escondidas nas páginas do que resta da nossa mídia.
Disse-o com a autoridade de sua respeitada biografia o professor Ítalo Moriconi, autor da antológica coletânea Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século:
“Acho a decisão de derrubar a Perimetral uma decisão burra.
O articulista tem razão: entre outras coisas, eliminará da visão do carioca e do turista visitante o monumental e belo Mosteiro, marco fundador e fundamental da nossa paisagem tanto física quanto sentimental.
O alcaide Paes está querendo macaquear no Cais do Rio o que se fez em Manhattan, ou, mais perto daqui, o que se fez com o belo projeto de Puerto Madero em Buenos Aires. Que já ganhou um replica tupiniquim bacana na cidade de Belém do Pará.
Mas não necessariamente as duas obras magníficas nas outras duas magníficas metrópoles do Atlântico norte e sul americano devem servir de modelo para o Rio.
Mantendo o viaduto da Perimetral, pode-se, ainda assim, fazer uma renovation supimpa da área portuária do Rio, a qual, aliás, já está em curso e com apoio decidido e merecedor de aplauso desse mesmo alcaide Paes.
No urbanismo, não são apenas os elementos paisagísticos e humanos que devem dialogar entre si, mas também os diferentes tempos históricos, que são como camadas arqueológicas, vasos comunicantes entre vozes de agora e vozes de ontem”.

O que fazer com todo aquele tráfego?
Igualmente brilhante, inteligente e definitivo foi o comentário de Sylvio Rezende, alguém que esbanja talento exatamente quando se fala de beleza:
“O Prefeito acha melhor derrubar a Perimetral, porque não depende de horário de tráfego, viajando sempre em carro oficial e prioridade no trânsito. Não deve saber o que é engarrafamento.
Vejamos:
1.       Derrubar a perimetral vai precisar de dinheiro para a demolição.
2.       Mais dinheiro para remover o entulho para outro local.
3.       Mais dinheiro para a construção dos túneis que de acordo com especialistas, poderiam ser construídos sem demolição nenhuma de uma via expressa que já ficou pela metade durante anos, porque NÃO PODIA PASSAR PELO ARSENAL DE MARINHA, jogando todos os carros na Presidente Vargas para desespero dos usuários.
4.       Será que o Sr. Prefeito que viaja tanto já deu uma olhada na visão dos infindáveis elevados existentes em outras cidades? Mais notadamente New York? Lá eles se preocuparam com o escoamento do tráfego que deve ser o ponto mais crucial.
5.       Mais dinheiro para as indenizações das propriedades que terão que ser demolidas para o canteiro de obras e etc.
6.       Mais dinheiro para pagar a campanha publicitária, cargos de confiança que fatalmente serão criados, etc, etc.
7.       Etc.
Agora a pergunta:
Primeiro, vai demolir a Perimetral. O que fazer com todo aquele tráfego que já fica congestionado diariamente no elevado a partir das 16h?
Disse certa vez o Prefeito que irá desviar o tráfego pelas ruas internas das adjacências do Cais. Será que ele alguma vez já andou por elas em qualquer horário do dia? Como fazer para desviar todo aquele tráfego nos dois sentidos da Perimetral em ruas construídas séculos atrás?
CONCLUINDO:
Não faz mal! Depois vem outro Prefeito e decide que o melhor é construir de novo a Perimetral para desafogar o Túnel. Só espero que não seja depois de nova catástrofe com ônibus incendiado em Túnel a mais de 20m no subsolo.
Em todo o processo quem paga a conta é o povo! COMO SEMPRE!
E ninguém vai preso por gastos excessivos”.

E, no entanto, a perimetral é um grande mirante
Antes de terminar, por hoje,  peço-lhe que inverta o olhar: pegue seu carro e dê uma passada pelo Elevado da Perimetral: nosso Rio de Janeiro não poderia ter um MIRANTE mais orgástico e abrangente, que nos brinda da baía da Guanabara aos prédios históricos, como o imponente mosteiro de São Bento,  conforme visão do imortal Lúcio Costa.
Essa extravagância anunciada não tem sustentação condizente com os prejuízos que causará não apenas aos moradores do Rio: o estrago será fatal principalmente para quem faz uso da Perimetral na direção das cidades próximas e da Ponte Rio-Niterói.
Que o jovem prefeito, os poderes públicos e a sociedade pensem nisso, antes de meterem a marreta nos seus pilares. Porque a demolição de uma via dessa expressão é uma espécie de amputação de uma veia de uma cidade “muito personalíssima”, já estressada pelo trânsito caótico de todo santo dia.
Que se tal não acontecer, retornarei aos gritos entre prantos, gemidos, palavrões e provas provadas de uma descuidada opção macabra: governar é construir e não demolir, ainda mais sem a menor JUSTA CAUSA.

7 comentários:

Franklin Ferreira Netto disse...

Caro Porfírio,
Há muito tempo vivo fora do Rio de Janeiro. Não tenho idéia atualizada do seu trânsito e o seu aspecto paisagístico. Mas, pelo que tenho acompanhado, a Perimetral é uma via expressa já incrementada na estratégia do tráfego, e indispensável ao movimento de veículos da cidade. Suprimi-la certamente vai congestionar ainda mais quaisquer que sejam as vias utilizadas para desvio do movimento que passa por ela. Do ponto de vista prático é uma burrice.
Está me parecendo que o custo de sua demolição e de prováveis construções de alternativas não passa de forma para gastar dinheiro público com empreiteiras financiadoras de campanha eleitoral, resultado de compromissos escusos, sem transparência, mas que explodem como tumores na visão de quem raciocina.
Esta relação de financiadores de campanha com políticos eleitos está custando muito caro ao povo contribuinte, cada vez mais sufocado de impostos e menos servido pelas instituições públicas.
Franklin Ferreira Netto

Regattieri disse...

porfirio,
É SIMPLES RESOLVER O PROBLEMA. CONTRATA AS EMPREITEIRAS PARA FAZER A REFORMA GERAL URBANA.
TEM OBRA PARA 50 ANOS.
REFORMA AS CASA DAS COMUNIDADES CARENTES.
COM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
SANEAMENTO BÁSICO
DESPOLUINDO OS RIOS. RECUPERANDO A MATA ATLÂNTICA.
QUANTO A PERIMETRAL TEM QUE MANTE-LA E CONSTRUIR OUTROS VIADUTOS PARA ESCOAR O TRANSITO.
DESPOLUIR A BAHIA DA GUANABARA NINGUÉM QUER, PORQUE NÃO DA VOTO.
REGATTIERI

Regattieri disse...

porfirio,
É SIMPLES RESOLVER O PROBLEMA. CONTRATA AS EMPREITEIRAS PARA FAZER A REFORMA GERAL URBANA.
TEM OBRA PARA 50 ANOS.
REFORMA AS CASA DAS COMUNIDADES CARENTES.
COM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
SANEAMENTO BÁSICO
DESPOLUINDO OS RIOS. RECUPERANDO A MATA ATLÂNTICA.
QUANTO A PERIMETRAL TEM QUE MANTE-LA E CONSTRUIR OUTROS VIADUTOS PARA ESCOAR O TRANSITO.
DESPOLUIR A BAHIA DA GUANABARA NINGUÉM QUER, PORQUE NÃO DA VOTO.
REGATTIERI

Anônimo disse...

Caro Pedro, eles sabem perfeitamente qual será o resultado dessa demolição, uma tremenda imbecilidade. Nenhum engenheiro de verdade recomendaria tal empreitada, sem uma análise profunda das consequências da demolição. Existem programas computacionais suficientes para uma análise detalhada dos eventos, e certamente a resposta que tais programas nos darão será sem dúvida a recusa da demolição. Ali se congestiona em cima e embaixo na hora do rush.
Sinceramente se disserem que os resultados são perfeitos, no mínimo são burros incompetentes, ou estão de má fé!
Wagner

Anônimo disse...

ugg boots uk, ugg,ugg australia,ugg italia, moncler, ugg,uggs,uggs canada, moncler, moncler, louis vuitton, canada goose outlet, hollister, louis vuitton, moncler, barbour, moncler, sac louis vuitton pas cher, ugg pas cher, karen millen, louis vuitton, lancel, bottes ugg, canada goose, canada goose uk, gucci, replica watches, juicy couture outlet, wedding dresses, coach outlet, montre pas cher, pandora charms, louis vuitton, converse outlet, moncler, links of london, barbour jackets, thomas sabo, toms shoes, canada goose, pandora jewelry, swarovski, pandora charms, marc jacobs, canada goose, moncler outlet, supra shoes, juicy couture outlet, doudoune canada goose, moncler, swarovski crystal, canada goose outlet, canada goose, ray ban, pandora jewelry
ninest123 16.03

Anônimo disse...

2016-3-15 xiaozhengm
prada handbags
nike free runs
prada bags
nike trainers
ray ban sunglasses
michael kors bags
stephen curry shoes
air max 95
coach outlet online
canada goose uk
coach purses
christian louboutin uk
canada goose
fitflops sale clearance
ralph lauren outlet
michael kors outlet online
ghd flat iron
ferragamo shoes
oakley sunglasses discount
converse trainers
coach outlet
toms shoes
christian louboutin
michael kors outlet
burberry outlet
nike tn
canada goose jacket
polo outlet
true religion outlet
coach outlet
nike store
oakley sunglasses
supra shoes
pandora charms
burberry outlet
coach factory outlet
true religion
rolex submariner
michael kors outlet
ture religion outlet

raybanoutlet001 disse...

michael kors handbags online
converse shoes
michael kors handbags
oakley sunglasses
michael kors handbags
adidas nmd
michael kors outlet
toms outlet
cheap nba jerseys
nike air huarache