SAÚDE


Minha saúde, minha vida

o tumor ou eu!
Nesta quinta, estarei "entrando na agulha" de uma radiologia intervencionista para vencer um nódulo no fígado
CLQIUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR
Confesso que senti um friozinho na barriga, ontem,  quando a secretária do dr. Feliciano ligou para marcar o início do tratamento radiológico do tumor que foi localizado em meu fígado:
-  O plano já autorizou. Quer fazer amanhã?
- Amanhã? Não, amanhã, não. Preciso falar com a esposa e os filhos. Preciso me preparar psicologicamente. Pode ser na sexta?
Ela ficou de falar com o médico, contatar o hospital e me dar retorno: marcou o procedimento para amanhã, quinta-feira, às 14 horas, na Casa de Saúde São José, em Botafogo.
Quando ela ligou, estava começando a escrever sobre a  judicialização do futebol, como reflexo de todo um ambiente de hipertrofia do Judiciário e com vista à preservação dos negócios da bola. Não poderia ser mais frustrante ver um time que não se classificou em campo no campeonato brasileiro beneficiar-se da aplicação burocrática e claramente direcionada de um artigo disciplinar para nele permanecer em detrimento de outro, penalizado conforme o velho adágio nordestino: aos amigos, tudo; aos inimigos, a Lei.
O que prevaleceu de fato foi o interesse do mercado. Para quem investe em um dos maiores campeonatos do mundo, ter apenas dois times do Rio de Janeiro entre os 20 de 2014 causaria prejuízo inevitável, afetando inclusive as transmissões televisionadas, que são as principais fontes do futebol: A GLOBO não teria como enviar imagens para o mercado do Rio de Janeiro todas as quartas e domingo com apenas 10% dos clubes cariocas no certame.  A Portuguesa paulista foi sacrificada por não ter torcida e audiência competitivas, em comparação com o Fluminense. Para os negócios do futebol, ainda bem que o Flamengo não caiu ao perder pontos.  Vamos ver o que vai acontecer no "pleno" do dia 27 ante o mal-estar causado pela decisão escandalosamente unânime do STJD.
Cada um tem seu modo de lidar com o cotidiano de cada um. E cada um tem uma reação ainda mais pessoal quando a vida se complica.
Desde o primeiro exame que revelou a existência do nódulo venho tirando do cérebro vivivido os elementos da minha própria reação. Já estou com 70 anos e, portanto, não poderia me surpreender com esse tipo de notícia. Que, aliás, pode ocorrer em qualquer idade, como me narraram muitos amigos e leitores que leram a matéria postada aqui no dia 30 de novembro.
No meu caso, além do que se poderia considerar uma notícia indesejada, assaltou-me a preocupação com os sentimentos dos outros, especialmente dos mais próximos. Por toda uma trajetória engajada no pensamento inconformista aprendi a encarar com dignidade os tropeços, as adversidades e as possibilidades de pirraças do destino. A vida é, sem dúvida, imprevisível e nos oferece todo tipo de surpresas.
Cabe-nos administrar com serenidade os bons e os maus momentos. Quem não estiver pronto para tudo, que se imaginar singrando somente num mar de rosa, vai sofrer muito mais às primeiras procelas.
Como a maioria dos mortais, exceto provavelmente os profissionais da área, não morro de amores por hospitais, mas é lá que encontramos a praça de guerra mais adequada para os combates em defesa da saúde e da vida.
Pelo tratamento que estarei iniciando, a previsão é de retorno no dia seguinte. Dizem até que a retomada das atividades laborais também pode acontecer em poucos dias.
Uma técnica nova e de sucesso
CLQIUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR
Como não poderia deixar de ser, andei lendo muito sobre radiologia intervencionista, quimioembolização, ablação e outras variáveis dessa técnica moderna. No meu caso, o mais indicado é a quimioembolização de início.
Minimamente invasivo esse procedimento combina duas frentes de ataque: a embolização, adotada para obstruir os vasos sanguíneos que nutrem o tumor, a fim de diminuí-lo; e o uso de quimioterápicos, em geral as mesmas drogas da quimioterapia convencional. Na quimioembolização, porém, a dosagem é muito menor, aplicada diretamente na área do tumor, de maneira concentrada.
Guiado pelas imagens de angiografia (uma espécie de raio-X dinâmico), o médico conduz um microcateter até a região da lesão, levando as microesferas ao alvo. Primeiro elas estufam, bloqueando os vasos sanguíneos que alimentam o tumor, reduzindo a vascularização, o que contribuirá para que ele diminua de tamanho. Depois, a dose de quimioterápico concentrada no local vai sendo liberada de forma gradual ao longo de aproximadamente 15 dias. É a diferença, por exemplo, de se ministrar 50 mg de quimioterápico em apenas dois centímetros de tecido doente (quimioembolização) ou injetar 500 mg dessa droga em toda a corrente sanguínea do organismo (quimioterapia sistêmica). Além de atingir o alvo, os efeitos colaterais são reduzidos.

Por hoje, fica um abraço para todos e uma enorme vontade de retomar minhas atividades blogueiras. Darei notícias dessa intervenção, como velho jornalista que faz sua auto-reportagem. Aguardem


Por mim, por cada um de nós

Há mais vida numa palavra amiga do que em todas as descobertas de uma ciência cada vez mais vivificante

Por que o meu natal é mais do que um smartphone ou um ipad mais poderoso, dou-me por abundante e generosamente presenteado pelas mensagens de carinho, apoio, solidariedade e fé em face do meu transitório estado de saúde, agredido por um insólito tumor, já sob fogo cruzado, em meu fígado.

Temia que a divulgação desse acontecimento sinistro de ordem pessoal fosse mal entendida ou, na melhor das hipóteses, ganhasse o benefício da controvérsia. No entanto, a quantidade de mensagens recebidas diretamente por e-mail, postadas no facebook e nos próprios blogs tiveram a força de um poderoso sedativo. Mais, outorgaram-me de pleno direito a reconquista de um mundo ainda sentimental, onde a cláusula da solidariedade é mais expressa na hora da adversidade. E não somente naquelas em que alguma forma de poder nos enche do brilho de ímã de atração.

Com esses acontecimentos, por assim dizer, infaustos conheci em todas as latitudes as virtudes do compartilhamento. Não foram poucos os que cruzaram pela primeira vez suas palavras as minhas, na maioria dos casos de forma pública, acentuando principalmente a grandeza de valores profundos, como a religiosidade, que não é o meu forte, como bálsamo mais encorajador para o enfrentamento de um percalço, seja em relação à saúde, à vida sentimental ou à situação econômica, para lembrar apenas alguns momentos graves de nossas vidas.

Percebi na exuberância que só o dicionário da solidariedade dispõe um poderoso estoque de sentimentos ressuscitadores. 

Não, o nosso mundo não é esse empedernido campeonato do cada um por si, da desesperada corrida ao sucesso nas veredas do mau caráter e do egoísmo cego.

Para além daquele cérebro nervoso que só sabe fazer as quatro operações há um coração amoroso que bate a mil e ainda consegue romper a blindagem do freudiano princípio da realidade para socorrer outrem com a fortaleza das palavras tão simples como vitais, numa transfusão de sangue vital muito mais poderosa do que todas as panacéias que uma ciência igualmente pródiga produz nos laboratórios medicinais cada vez mais ricos em descobertas surpreendentes.

O sentimento da vida é mais saliente quando nos deparamos com o sinal da morte e muito mais charmoso quando o despachamos às calendas, reconstruindo os novos passos com olhares mais viçosos, sem medo de ser feliz e alijando os maus presságios sem perder a ternura jamais.

Dizem os senhores das armas maléficas que a palavra está moribunda, subalterna, arrivista e covarde. Amoldou-se com o trunfo da conveniência aos degraus da ascendência perseguida e se despersonalizou por inteiro. A palavra, segundo esses pragmáticos frios e calculistas, fragmentou-se na fogueira das vaidades e no desfiladeiro das ambições.

Ledo engano. Essa palavra esfacelada pelas procelas da ignorância ao longo dos séculos mesquinhos é apenas a partícula da boca para fora de uma matriz original, guardada a sete chaves nos campos de centeios da sabedoria de cada um.

A verdadeira palavra ainda é a maior riqueza do ser humano, por que não é expropriável, nem servida ao consumo barato em emboscadas da ignomínia, da competição, do egocentrismo e do interesse sobreposto. Despojada, ela sai lá de dentro do nosso âmago, ganha energia em nossos pulmões e irradia os bons ventos do mais que viver.

Eu estou vendo tudo isso nesses dias intrépidos de cores indecifráveis. Cada palavra amiga tem a doçura e a meiguice da espontaneidade, essa usina fertilizante que nos surpreende a todos nesses momentos quiméricos da bondade implícita.

E absorvo essas palavras sãs com a promessa do compartilhamento tão gratificante para mim e para cada um de nós. Sei que sou um espelho dessa conturbada guerra surda entre a vida e a morte, entre o sentir e o viver por viver, entre a percepção da eternidade dos que se imortalizam na assimilação sensata do ciclo vital e o apego insano ao instinto de sobrevivência.

Não sei se estou sendo piegas nessa declaração de amor aos que me têm sido solidários, mas tenho certeza de que ao repassar toda a verdade, por mais trágica que pareça, ao revesti-la do vermelho do combate e do verde da esperança estou igualmente servindo à  vida, à minha e à de cada um de nós.

É uma forma de dizer o mais profícuo muito obrigado e de declarar vitória pujante seja qual for o placar desse jogo misterioso de vida ou morte.

9 comentários:

Anônimo disse...

e cigarette, ecig forum, e cigarette reviews, electronic cigarette, electronic cigarette brands, electronic cigarette starter kit

Anônimo disse...

e cigarette, electronic cigarettes, e cigarette, smokeless cigarette, electronic cigarette reviews, best electronic cigarettes

Unknown disse...

Qifan0713
north face jackets
true religion sale
nike air max uk
nike trainers,nike trainers uk,cheap nike trainers,nike shoes uk,cheap nike shoes uk
the north face uk
lebron shoes
robert griffin jersey,joe theismann jersey,andre roberts jersey,sonny jurgensen jersey,art monk jersey,bashaud breeland jersey,barry cofield jersey,perry riley jersey,e.j. biggers jersey,duke ihenacho jersey,josh morgan jersey
air jordan shoes
mulberry uk
coach outlet store
canada goose sale
real madrid football shirts
soccer shoes
toms shoes
saints jerseys
barcelona soccer jersey
chicago blackhawks jersey
kobe 9
miami dolphins jerseys
ralph lauren,ralph lauren uk,ralph lauren outlet,ralph lauren outlet online,polo ralph lauren outlet,ralph lauren polo
nike free 5.0
juicy couture outlet
oakley sunglasses
lebron 12 shoes
rolex watches uk
the north face jackets
ugg boots
arthur jones jersey,deonte thompson jersey,courtney upshaw jersey,timmy jernigan jersey,jeromy miles jersey,haloti ngata jersey,joe flacco jersey,steve smith sr jersey
lance briggs jersey,martellus bennett jersey,jay cutler jersey,sylvester williams jersey
juicy couture sale

chenlina disse...

chenlina20151204
ray ban sunglasses outlet
coach factory outlet
louis vuitton outlet
pandora jewelry
jordan 11s
christian louboutin shoes
louis vuitton
ugg boots
cheap uggs
ray bans
ray ban sunglasses outlet
the north face outlet
ugg boots for women
ugg boots
louis vuitton handbags
coach outlet online
oakley outlet
the north face outlet
adidas superstars
louis vuitton outlet online
michael kors outlet online
toms wedges
cheap ray ban sunglasses
oakley sunglasses
nike air max
ugg sale
ugg australia
the north face uk
canada goose jackets
replica watches
oakley sunglasses
cheap oakley sunglasses
hollister uk
canada goose outlet
michael kors outlet
uggs on sale
louboutin pas cher
cheap oakley sunglasses
michael kors outlet
nike roshe run women
as

sfsd disse...


ugg australia
ugg australia
uggs canada
ugg australia
ugg boots
uggs
uhren shop
vans
vans
vans shoes
bride dresses
wedding dress
woolrich outlet
yoga pants
lulu lemon
coach bags outlet

Unknown disse...

michael kors outlet
michael kors
cheap jerseys
lebron james shoes 12
hollister outlet
jordans for sale
kobe bryant shoes
oakley vault
air jordan pas cher
michael kors handbags
ray ban sunglasses uk
michael kors outlet
louis vuitton outlet
adidas outlet store
fake watches
adidas outlet
nike basketball shoes
cheap jordan shoes
gucci handbags
coach outlet
gucci
coach factory outlet
nike air max 90
coach outlet online
ray ban sunglasses
giuseppe zanotti sneakers
louis vuitton
coach outlet store online
polo ralph lauren outlet
ralph lauren uk
michael kors outlet clearance
rolex watches outlet
ray ban sunglasses outlet
true religion jeans
gucci handbags
cheap oakley sunglasses
fitflop sandals
cheap jordans
adidas superstar
insanity workout
20168.3wengdongdong

Fangyaya disse...

gucci handbags
curry 2
cheap cartier watches
coach outlet store online clearances
canada goose outlet store
toms shoes uk
coach factory outlet online
canada goose coats
louis vuitton
ugg boots
oakley outlet
kate spade outlet
hollister jeans
replica rolex watches
louis vuitton purses
canada goose jackets
ugg boots sale
ugg boots outlet
michael kors bags
toms outlet
jordan retro
ugg outlet
uggs sale
cheap jordans
kate spade outlet
canada goose sale
nfl jerseys wholesale
michael kors outlet
ugg boots
chenyingying20160909

Unknown disse...

michael kors clearance
michael kors outlet
uggs on sale
ugg outlet
mulberry handbags
ray-ban sunglasses
nike free 5
nike outlet
versace sunglasses
michael kors outlet store
chanyuan0929

raybanoutlet001 disse...

ecco shoes
michael kors outlet store
nike trainers
michael kors outlet
cheap basketball shoes
cheap michael kors handbags
michael kors outlet
michael kors outlet clearance
air jordan uk
cheap nike shoes sale